Franchise Brasil – O Blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar.
Quero ter uma franquia, pronto! Está decidido que vou em frente na abertura do meu próprio negócio. Quero me arriscar e fazer algo melhor de meu próprio suor, e com dedicação transformar vidas e contribuir para o meu país.
Já pesquisei intensamente na internet e conversei com meus amigos e familiares. Com base em tudo que conheci, pesquisei e refleti, encontrei a área de atuação que melhor posso contribuir de acordo com minha experiência e investimento disponível. Os modelos de franquias também já foram avaliadas – microfranquias, franquias virtuais, franquias de serviço, comércio e industrial.
Acho que já posso começar a entrar em contato para obter mais informações e conhecer a fundo suas características para posterior escolha da franquia…
Decisão tomada
Ter estas duas importantes decisões tomadas, a de seguir no modelo de franquias e a escolha do ramo de atuação, é um importante avanço no processo de construção do seu sonho. Agora é hora de avançar nas conversas com cada uma das franquias disponíveis a fim de obter as primeiras impressões e avaliar o quanto cada franqueador está estruturado para suportar você.
Saber fazer as perguntas certas com o intuito de esclarecer suas dúvidas, além de captar possíveis pontos fracos e fortes de cada franquia é um passo certo na formação de sua percepção de valor e alinhamento com a marca.
Preparei uma lista de perguntas matadoras para você questionar as franquias selecionadas e servir de referência para a sua análise e decisão.
Lembre-se, a aquisição de uma franquia é como um “casamento” (analogia), para que tudo corra bem é importante estar alinhado sobre as expectativas e responsabilidades de cada parte (franqueador e franqueado), conhecer bem as regras deste “casamento”, entender a visão estratégica do franqueador (se está alinhada com o seu propósito de vida) além de avaliar financeiramente como este relacionamento se sustenta ao longo dos anos.
Como o franqueador já possui experiência com outros “casamentos”, é importante você questionar sobre parâmetros de desempenho, experiências de outros franqueados, pontos chaves para obter sucesso com a marca e pontos a serem evitados.
Esperamos lhe ajudar com este questionário. Sabemos que é um processo árduo, trabalhoso a qual normalmente gera grande ansiedade no empreendedor.
As perguntas foram separadas em posts por assunto para facilitar a sua compreensão. Neste post serão abordadas as questões de entendimento sorve a estrutura do franqueador.
Questionário
Sobre o Franqueador (9 perguntas)
- Qual o ano de abertura da empresa e quando foi estruturado o modelo de franquias? (Entender o ano que iniciou o modelo de franquias mostra o tempo de maturidade do processo de franqueador e franqueado, muito provavelmente já teve aprendizados e acertos)
- Quantos franqueados fazem parte da rede, qual o número de unidades? (Entender a quantidade de franqueados que compraram a ideia e enxergaram oportunidades como você)
- Existem unidades próprias? Quantas são próprias e franqueadas e em quais regiões? (Entender a segmentação e localização das unidades. Importante avaliar a concentração em regiões e locais ainda não explorados)
- Qual o time dedicado para o gerenciamento e suporte aos franqueados? (Entender a estrutura da equipe do franqueador para atendimento aos franqueados – equipe de marketing, equipe de tecnologia, equipe de qualidade, equipe de treinamento, equipe jurídica, equipe de produção, etc)
- A marca principal da franquia possui registro de nome (INPI) ou patentes? (Identificar se a marca está protegida, se pode ser questionada por outra empresa e se possui alguma patente protegendo o produto oferecido)
- Qual o plano estratégico do franqueador para os próximos 2 anos? Existe uma meta de abertura de novas unidades? (Entender o plano estratégico de expansão do modelo de franquias no tempo, mostra a estimativa de crescimento e apetite para agregar novos franqueados)
- Qual o perfil de franqueado que a marca busca? (Entender o perfil de empreendedor que se busca como franqueado – foco em gestão ou mais operacional)
- Para o modelo ideal de franqueado é necessário dedicação em tempo integral? (Entender as expectativas em relação a demanda de atividades, emm especial para aqueles que pretendem abrir como um negócio paralelo ao emprego atual)
- Quais as habilidades melhor são potencializadas no franqueado ideal? (Entender quais habilidades são valorizadas e conhecidas como essenciais para o tipo de franquia escolhida)
Artigos Relacionados
- Veja o artigo com 14 perguntas sobre a operação da franquia para perguntar ao franqueador
- Veja o artigo com 17 perguntas sobre finanças para a escolha da franquia
Como preencher o formulário?
Espero que o as perguntas apresentadas sejam úteis à você neste passo tão importante em direção ao seu sonho.
Para economizar o seu tempo de copiar, colar e tabular as perguntas, preparei o modelo de questionário com todas as questões dos 3 posts para você fazer o download, imprimir e levar para a reunião.
Lembre-se que a recomendação é de preparação prévia para a reunião/entrevista. Avalie cada uma das questões e pesquise sobre a marca na Internet, revistas ou jornais.