5 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA
Pessoas autoconfiantes têm a tendência de receber admiração por todos à sua volta. Isso porque, geralmente, elas encaram tudo sempre de forma muito corajosa. O que será que está por trás dessa confiança toda? Será que é possível aumentar a minha autoconfiança? No vídeo de hoje vamos ensinar 5 dicas práticas e infalíveis para aumentar a sua autoconfiança. Então, fica com a gente até o fim!
O que é autoconfiança?
A autoconfiança é explicada pelo próprio nome: trata-se da confiança que você tem em si mesmo, e nas suas próprias habilidades. Uma pessoa autoconfiante pode até ter medo de obstáculos, mas não vai permitir que os obstáculos o impeça de tentar, muito menos de fazer aquilo que ele se dispôs a fazer. Você fica sempre com pensamentos negativos como:“você não é bom o bastante para isso”;“você não está no lugar certo, seu lugar não é aí” ou;“fulano sabe fazer isso muito melhor do que você”.Se a resposta for sim, então você precisa melhorar a sua autoconfiança para se livrar de uma vez por todas de todos esses pensamentos que limitam você.Ninguém nasce com uma autoconfiança inabalável. E ainda, a autoconfiança não é uma sentença a ser carregada pelo resto da sua vida. Ela pode ser aprendida e praticada para que você possa ser mais confiante, e mais decidido em diversas situações da sua vida. Veja a seguir as dicas que preparamos para você:
Dica número cinco: Sorria mais
Pode parecer loucura, mas, é isso mesmo! Sorrir faz com que a gente se sinta bem, e também é capaz de mudar o dia de outra pessoa. Portanto, sorria mais.Não estamos dizendo para você ficar o dia todo sorrindo. Mas, ao perceber que os pensamentos negativos estão te incomodando, levante, sorria e vá conversar com pessoas para se distrair, elogie alguém, pergunte a alguém como foi o dia. A gentileza pode te ajudar a sorrir, a melhorar o seu dia e o dia de outra pessoa. Além disso, o sorriso engana a mente para mostrar que está tudo bem. E quando você se sente bem, você está mais propenso a pensar que você é uma excelente pessoa e nada pode mudar isso.
Dica número quatro: reconheça as suas competências e suas habilidades
Parte do exercício de ser confiante é saber quem você é, o que você faz bem, quais são os seus valores e também em que você pode melhorar. Saiba reconhecer as suas principais competências e as suas principais habilidades. Portanto, pergunte a si mesmo:
- Do que você é capaz? Saiba o que você faz bem, quais são seus atributos, suas principais características.
- O que você pode melhorar? Uma certeza nós temos: ninguém conhece tudo, e nem é bom em tudo. Portanto, pense: o que você precisa melhorar? Esse aspecto te afasta dos seus objetivos ou pode ser ignorado?
Pensar em tudo isso vai te fazer evitar constrangimentos. Pois, assim, você não vai se enfiar em situações das quais não gosta, ou não tem habilidades suficientes para lidar com elas.
Dica número três: acabe de uma vez por todas com as comparações
A comparação nunca levou ninguém a lugar algum. Cada pessoa é única e contém dentro de si o seu maior poder: a essência é tudo o que pode ser esperado de você. Não há realmente nenhum motivo pelo qual você deva ser comparado com nenhuma outra pessoa. Afinal, você vive histórias diferentes de outras pessoas, você não teve as mesmas oportunidades, e nem mesmo tem as mesmas ferramentas. Uma vez que você entende isso, ficará muito mais fácil saber o seu devido lugar e valorizar quem você é.
Dica número dois: faça uma lista de coisas e momentos que fizeram você se sentir confiante
Quem nunca recebeu um elogio de um amigo e ficou todo cheio, confiante? Ou, quem nunca terminou uma tarefa antes do previsto e ficou o dia todo animado? Todos esses pontos merecem valorização. A baixa autoconfiança está muitas vezes atrelada a memórias ruins, de pontos onde você fracassou consigo mesmo. Quando você passa a anotar pequenas vitórias, você passa a criar novas memórias de pontos positivos. E, assim, você conta para o seu cérebro como você está se tornando uma pessoa mais confiante a partir de boas experiências. Faça uma lista e sempre que você precisar de uma dose extra de confiança, leia a sua lista e perceba como você se sente.
Dica número um: esteja sempre preparado
Seja para uma entrevista de emprego, a apresentação de um seminário, uma venda ou até mesmo uma paquera: estar preparado é o segredo principal para se sentir mais confiante. Isso porque, quando você estiver preparado, você terá mais autoconfiança com a situação com a qual está lidando. Vamos imaginar que você vai a uma entrevista de emprego, e você não se preparou, não pesquisou onde a empresa fica e acaba chegando atrasado. Além de ter que se desculpar pelo atraso, você terá que manter a calma para responder todas às questões do recrutador, e ainda dar o seu melhor para conquistar o cargo. No entanto, se você pesquisou o local antes, sabe tudo sobre o cargo e a empresa e se preparou para a entrevista, tenho certeza que os seus resultados serão mil vezes melhor, pois você estará mais confiante para participar do processo.
Dica bônus: preste atenção em sua postura
Por fim, a nossa dica bônus é uma das principais. Um estudo publicado na revista Psychological Sciente indicou que manter uma postura ereta faz com que você se sinta mais autoconfiante. Sendo assim, antes de qualquer evento importante não se esqueça de corrigir a postura, colocar um sorriso no rosto e demonstrar sua autoconfiança (mesmo que você esteja nervoso).Por fim, o que você achou deste vídeo? Deixe um like se você gostou e se você vai praticar essas dicas. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos via WhatsApp.Além disso, se você ainda não é inscrito, se inscreva no canal e até o próximo vídeo!