Franchise Brasil

O blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar

  • Início
  • ▼ PASSO A PASSO
    • Comece por aqui!
    • Custos para Abrir uma Franquia
    • Tendência de Negócio (Em Alta)
    • Por que você nunca vai abrir uma franquia?
    • Perigoso Abrir uma Franquia?
    • Financiamento
    • Finanças da Franquia
    • 10 Passos para abrir uma Franquia
  • ➤ YOUTUBE
  • ▼ FRANQUIAS
    • Franquia de Alimentação
    • Franquia de Diversão
    • Franquia de Educação
    • Microfranquias
    • Franquia de Moda
    • Franquia Virtual
  • ➤ GUIAS GRATUITO ABRIR NEGÓCIO
    • ➤ Como Abrir uma Franquia
    • ➤ Como Criar um Negócio Online do Zero
    • ➤ Como Importar Roupas para Revender
  • Contato

Como abrir uma franquia em 10 etapas

Franchise Brasil

Share Button

Franchise Brasil – O Blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar.

O sistema de franquias é um formato de negócios que encontra-se em plena expansão. Com um risco relativamente baixo, torna possível o desejo de trabalhar por conta própria, em associação a uma marca que já conta com um nome no mercado.

Basicamente, através  do sistema de franquias ou franchising, observa-se uma troca: de um lado está o franqueador que vende o direito de uso de uma marca/modelo associado a uma fórmula de sucesso já testada e aprovada; do outro lado está o franqueado, que paga uma espécie de direitos autorais para também se beneficiar com a exploração dessa fórmula de sucesso.

Segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, a expectativa para 2014 é de que o setor de franquias tenha um crescimento de 13% em comparação com 2013, e com um faturamento estimado na casa dos 117 bilhões de reais.

Cristina Franco, presidente da ABF, mencionou que “as franquias geram renda, levam produtos e serviços para os locais mais distantes do país e contribuem significativamente para a formalização do mercado e capacitação de mão de obra.”

Com dados tão positivos, é natural que qualquer pessoa que tenha vontade de abrir seu próprio negócio volte a sua atenção para esse segmento.

Sabemos que muitos não tem a mínima ideia de como iniciar esta jornada, quais são as melhores opções? Quais tipos de pergunta devo fazer? Qual o melhor ramo de atuação? Quais as opções disponíveis? Entre outras diversas perguntas que vem a cabeça neste momento.

Preparamos neste artigo imperdível, um passo a passo com 10 etapas para você entender como será o processo inicial até a abertura da sua franquia. Vamos lá?

1. Pesquisa Inicial – Procura pelo segmento ideal para você

shopping

Em primeiro lugar, faça uma pesquisa sobre 2 ou 3 segmentos de negócio com os quais mais se identifica, tanto do ponto de vista pessoal, como também com aqueles que correspondam ao seu perfil profissional e principalmente financeiro.

Busque informações sobre as franquias que mais chamarem a sua atenção, através do próprio site das empresas, ou através do site da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Existe logo na página inicial uma área denominada de Encontre a sua franquia para lhe auxiliar na busca por diferentes opções de negócios.

Ainda neste momento, estude e pesquise muito sobre as características deste modelo de negócios, desafios encontrados, perfil do franqueado, crescimento do segmento escolhido, responsabilidades de cada parte em uma parceria como esta entre outros assuntos relacionados ao modelo de franquia.

Para ajudar você no processo de decisão e análise das melhores oportunidades de mercado, não deixe de nesta fase inicial começar o desenvolvimento do Plano de Negócios para a sua franquia. A escrita do documento lhe auxiliará na consolidação das informações tornando mais claro para você o seu ramo de atuação, concorrentes, plano financeiro, plano de operação, plano de marketing entre outros assuntos tão relevantes. Você irá complementar o seu plano de negócios de acordo com as reuniões e as informações que captura de cada franquia. Confira nosso artigo dedicado citando 5 razões para você escrever o Plano de Negócios antes de abrir a sua franquia.

Confira os diversos artigos publicados aqui no Franchise Brasil para iniciar seus estudos. Acesse a área de Passo a Passo para conferir os artigos com foco no auxílio daqueles que buscam informações para ajuda na escolha da primeira franquia, e a área Opções de Franquias com artigos sobre oportunidades de franquias para você conferir e analisar.

Quase que 90% das pessoas que procuram o Franchise Brasil estão em busca da sonhada franquia e a maioria iniciando as pesquisas.

Este processo de pesquisa, aprendizado e escolha normalmente leva muito tempo. E você deve se cercar das melhores informações para poder tomar uma decisão acertada. no final deste artigo vou te apresentar um material chamado “Abrir uma Franquia com Segurança“. Este material ensina exatamente tudo que você precisa para abrir a sua franquia perfeita.

 

2. Contato inicial com as franquias selecionadas

Passo a Passo para abrir uma franquia – 10 etapas

Feito isso, normalmente os sites das franquias disponibilizam um espaço para que os interessados possam realizar um pré-cadastro e enviar seus dados. O Setor de Expansão do franqueador entrará em contato e passará algumas informações básicas sobre a marca e, caso o interesse ainda se mantenha, marcará uma reunião para uma troca de informações mais consistentes.

Jamais vá para as reuniões sem preparo prévio. Pesquise e leia sobre a marca que terá a reunião, monte um roteiro de perguntas, procure por comunidades de franqueados, se conseguir converse com franqueados da marca e não deixe de capturar o máximo de informações. Tudo isto lhe auxiliará na sua tomada de decisão.

Sabemos o quanto importante são as reuniões com as marcas escolhidas, preparamos um questionário com 40 perguntas matadoras para ajudar você a escolher a franquia ideal. Faça o download gratuito e se prepare para a reunião.

Nessa 1ª reunião com o franqueador, você começará a ter maiores informações sobre a marca e sobre os produtos ou serviços que realiza, bem como a sua atuação no mercado e uma estimativa do quanto irá precisar para  a instalação da franquia.

A decisão para investir em uma franquia não deve ser emocional. A compra de uma franquia deve ser muito bem pensada e não deve ser feita por impulso.

 

3. Ficha de Pré-qualificação e seleção

pinosnocentro

Havendo interesse na aquisição da franquia, será solicitado pelo franqueador que preencha uma Ficha de Pré-Qualificação, onde será analisada a sua disponibilidade financeira, suas aptidões e sua situação junto aos órgãos de proteção ao crédito, entre outras análises feitas por cada marca.

O franqueador irá lhe entregar um documento chamado COF : Circular de Oferta de Franquia.

Trata-se de um documento formal onde consta as informações comerciais, financeiras e jurídicas do franqueador, e que deve ser entregue com pelo menos 10 dias de antecedência da assinatura do Contrato de Franquia.

Na prática é o documento que contém os detalhes de como ocorrerá a relação entre franqueado e franqueador e os direitos e deveres de cada parte. Você deve ler este documento atentamente e é altamente recomendado que seja com o apoio de um advogado para que todos os pontos estejam claros.

Outras informações contidas na COF:

→ Estimativa do total do investimento que será necessário para a franquia;

→ Definição do território de abrangência do franqueado;

→ Equipamentos e produtos que deverão ser obtidos de fornecedores credenciados;

→ O que o franqueador espera do franqueado para a correta condução do negócio;

→ Relação com nomes, endereços e telefones de franqueados e ex-franqueados.

Note que até esse momento, não há nenhum compromisso firmado entre as partes: enquanto o candidato analisa a marca, o franqueador também analisa o candidato à franquia.

 

4. Contrato de Franquia

contrato-assinatura

Prosseguindo as negociações, o próximo passo é a assinatura do Contrato de Franquia. Trata-se de um documento formal, onde franqueado e franqueador assinam e confirmam o aceite da relação comercial, contendo os direitos e deveres de ambas as partes e dando ao franqueado o acesso ao uso da marca, modelo e experiência do franqueador.

Antes de ser dado este passo, você deve buscar todas as informações que julgar necessárias sobre a franquia, inclusive conversar com outros franqueados da rede, de forma a conhecer a rentabilidade do negócio, as dificuldades e insucessos que possa haver.

Como já dito acima o Contrato de Franquia é um documento formal, portanto qualquer dúvida ou discordância sobre algum ponto deve ser discutido e analisado ANTES de sua assinatura. Normalmente é um contrato de longo prazo, em torno de 5 anos no mínimo, portanto, avalie bem as cláusulas de saída desta relação comercial.

Quais as implicações em caso de querer terminar o contrato? Existe multa? A venda da franquia adquirida deve ser para quem? E o investimento feito até o momento tem como recuperar? Em caso de venda como é a valorização do negócio? Recomendo fortemente que você consulte um advogado especialista.

Veja no final um material que vai te ensinar a não cair em ciladas em contratos com o franqueador.

 

5. Investimento inicial – Taxa de Franquia

aberturafranquia

Na ocasião da assinatura do Contrato de Franquia, você irá pagar ao franqueador a TAXA DE FRANQUIA, que é o direito de entrada ao sistema de franchising da marca. Este valor varia bastante e leva em conta vários fatores, como a rentabilidade que a marca oferece, há quanto tempo opera no mercado, quantos estabelecimentos existem, investimento na reforma do ponto comercial, estoque inicial da franquia, etc.

No valor da Taxa de Franquia está incluído:

→ O programa de treinamento para o franqueado e funcionários;

→ A assistência na seleção do ponto comercial e também na negociação dos valores de aluguel do ponto;

→ O apoio no projeto de arquitetura, de forma que a loja tenha os mesmos padrões visuais da marca;

→ Os Manuais da franquia;

→ Investimento na reforma e mobilíario da franquia;

→ O apoio da equipe do franqueador na abertura da unidade.

Os itens incluídos na taxa de franquia pode variar de marca para marca, fique atento a todos os detalhes e não deixe de conferir se tudo que foi discutido e negociado esta refletido nos documentos assinados. Nenhuma negociação deve estar fora dos documentos formais assinados.

 

6. Abertura da Franquia

AVIOES

Você deverá também procurar um contador para preparar a documentação de sua empresa, definindo o enquadramento tributário (Simples, Lucro Presumido, etc.), obtendo o cartão de CNPJ e outros documentos oficiais requeridos para poder operar legalmente.

Normalmente o franqueador possui uma recomendação de contador que já trabalha em parceria com eles e conhece o modelo de negócios da franquia bem como as operações. Caso não tenha um contador de confiança, entendemos ser vantajoso avaliar a indicação do franqueador, já que este contador traz a experiência de como funciona o modelo de franquia e as operações realizadas entre a franquia e a marca que indicou.

Converse com o contador e avalie a sinergia, experiência e disponibilidade para auxiliar a sua nova empresa. A experiência e o conhecimento são importantes, porém, sem a dedicação e a atenção para explicar todos os detalhes e ajudar você nesta nova jornada, melhor procurar por outro.

 

7. Taxa de royalties e marketing

Abrir uma franquia em 10-passos - Taxa de royalties e marketing

Abrir uma franquia em 10-passos – Taxa de royalties e marketing

Importante mencionar que no Contrato de Franquia serão definidas as TAXAS DE ROYALTIES E DE MARKETING, que serão pagas ao franqueador através de um valor fixo ou variável, mensal, trimestral ou anual.

A Taxa de Royalty é uma contraprestação pelo uso da tecnologia da marca durante a vigência do contrato;  já a Taxa de Marketing corresponde a um valor pago para um fundo de publicidade para ações de marketing realizadas pelo franqueador, através da divulgação contínua da marca e de seus produtos. Para a taxa de marketing os franqueados decidem em conjunto qual o destino deste investimento arrecadado ao longo do ano.

 

8. Consultoria e acompanhamento

Sucesso-ou-falha

O franqueador normalmente presta auxílio ao franqueado através de visitas regulares feitas por um Consultor de Campo. O franqueado não deve hesitar em pedir ajuda sempre que julgar necessário, pois é vital para o sucesso do negócio que tudo corra de forma correta e de acordo com os padrões estabelecidos pelo franqueador.

Em especial no início da operação, muitas dúvidas aparecem e requer um tempo para que os funcionários ganhem experiência nos procedimentos e uso adequado de equipamentos e materiais. Portanto, acompanhe de perto os funcionários e auxilie no que for necessário recorrendo aos manuais, centro de treinamento e os consultores de campo para apoio.

Algumas marcas mantém centros de treinamento permanente para que os funcionários sejam treinados com frequência, bastando agendar os períodos e enviar os funcionários para treinamento inicial ou de reciclagem. Periodicamente novos procedimentos são adicionados ou melhorados, portanto, mantenha a sua equipe treinado e bem informada.

Equipe treinada e feliz significa aumento de produtividade para o seu negócio.

Neste momento junto dos consultores de campo avalie o andamento do Plano de Negócios que preparou anteriormente. Avalie as métricas, indicadores e monitore o desempenho de sua franquia.

 

9. Atendimento ao cliente

Passo a Passo para abrir uma franquia – 10 etapas

Tão importante quanto a execução com excelência dos processos da franquia, é atender de forma especial cada cliente. Posso dizer que este seja o mais importante ponto para o sucesso da sua franquia.

Atender o cliente com um sorriso no rosto, ser prestativo, educado e pró-ativo devem ser características essenciais dos funcionários que irá contratar. Executar com excelência é importante, porém, se este funcionário ser rude ou mal educado com o cliente, tudo pode ir por água abaixo. A qualidade do serviço ou produto entregue pode ser da melhor qualidade, porém o cliente mal tratado vai embora e compra no concorrente, pior que isto, nunca mais retorna à franquia e fala mal para os seus amigos. Um estudo indica que um cliente insatisfeito comenta sobre a insatisfação com pelo menos 20 amigos.

Como cliente gostamos de adquirir produtos e serviços de empresas que somos bem tratados e gostamos de nos relacionar. Normalmente o franqueador possui treinamentos específicos sobre atendimento ao cliente, postura e atitudes para um atendimento de excelência. Garanta que os seus funcionários praticam no dia a dia estes procedimentos, pode ser que você esteja espantando os seus clientes devido a atitude de funcionários mal treinados, orientados e com foco na satisfação dos seus clientes.

A melhor foram de inspirar os seus funcionários é mostrar exemplo. Fique no dia a dia da operação por alguns períodos da semana e mostre a todos o padrão de atendimento esperado por você. Tenho certeza que desta forma se aproximará dos seus funcionários e será um ótimo exemplo de como deve ser o padrão de atendimento esperado. Quer uma equipe de funcionários engajada e que acredita na sua liderança? Lidere por exemplos e não apenas baseado em discursos.

Acredito que excelência no atendimento e colocar o cliente no centro da sua franquia é o diferencial competitivo do seu negócio. Estude e ponha em prática esta atitude. Quer aprender mais sobre atendimento ao cliente? Recomendo dois livros super interessantes para que possa explorar e ampliar a cabeça com casos de sucesso, um em português e outro em inglês.

  • Livro: A Excelência no Atendimento, Isabel Moreira, Português
    Isabel procura seguir uma abordagem simples e direta ao perfil desejável dos profissionais que atendem os clientes. Mostra que excelência no atendimento não é apenas tratar com cortesia, mas passa por todo um conjunto de técnicas de auto-aperfeiçoamento no desempenho individual, técnicas de comunicação e interrelacionamento, bem como lidar com situações de conflito e reclamação.
  • Livro: Outside In: The Power of Putting Customers at the Center of Your Business, Manning, Harley, Bodine, Kerry and Bernoff, Josh, Inglês
    Um livro com 14 casos de empresas que perceberam o quanto é lucrativo mudar o foco de suas áreas colocando o cliente no centro do negócio. Inclui um livro uma metodologia de como fazer a mudança acontecer a partir dos exemplos dos casos. Bastante didático e de simples leitura.

 

10. Foco e persistência

Passo a Passo para abrir uma franquia – 10 etapas

Por último, mas não menos importante:  Tenha em mente que gerir um negócio requer tempo, energia, motivação, perseverança, disciplina e capacidade de trabalhar sob pressão, pois os resultados não são imediatos.

Existem vantagens e riscos, como em todo negócio, ou seja, o fato de operar uma franquia não é garantia de sucesso imediato. Analise cuidadosamente e peça a ajuda de um profissional especializado, se achar necessário.

Mantenha o seu foco direcionado para o trabalho árduo e persistente. Capacite bem a sua equipe, entenda os indicadores de gestão para acompanhar se o seu negócio está caminhando bem, invista em marketing para atrair novos clientes, esteja próximo dos seus funcionários pois são eles que operacionalizam o seu dia a dia, consulte sempre o franqueador para que ele possa lhe orientar, cuidade bem das finanças, converse com a sua família sobre os desafios da franquia e faça tudo com prazer. Veja o lado positivo de todo o esforço que tem investido neste empreendimento com trabalho árduo e muitas horas de trabalho.

Siga com persistência, tenho certeza que lá na frente sentirá orgulho de tudo que construiu. Saiba que estamos por aqui para lhe auxiliar no que for preciso. Conte conosco.

Para finalizar uma frase inspiradora de Walt Disney.

“Todos os nossos sonhos podem se realizar, se tivermos a coragem de persegui-los.”

Boa sorte e sucesso!

Para você que está começando e analisando iniciar o seu negócio, confira nosso artigo com 15 opções de Microfranquias para você abrir sem deixar o seu emprego atual.

Artigos recomendados

  • Plano de negócio – 5 razões para você escrever antes de abrir a franquiaPlano de negócio – 5 razões para você escrever antes de abrir a franquia
  • 5 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA5 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA
  • ANTES E DEPOIS DOS FILHOS DE 10 CELEBRIDADESANTES E DEPOIS DOS FILHOS DE 10 CELEBRIDADES
  • 9 Simples Passos Para Organizar Seus Comprovantes e Encontrá-los em Segundos9 Simples Passos Para Organizar Seus Comprovantes e Encontrá-los em Segundos
  • Quais os custos para a abertura de uma franquia?Quais os custos para a abertura de uma franquia?
  • Franquias de Time de Futebol: Um negócio que não para de crescerFranquias de Time de Futebol: Um negócio que não para de crescer
  • Por que você nunca vai abrir uma Franquia?Por que você nunca vai abrir uma Franquia?
  • O que adianta ter a Franquia sensacional montada se ninguém conhece?O que adianta ter a Franquia sensacional montada se ninguém conhece?
  • É perigoso abrir um negócio próprio?É perigoso abrir um negócio próprio?
  • Dicas para quem busca a sua primeira franquiaDicas para quem busca a sua primeira franquia

Filed Under: Comece por aqui!, Franquias, Passo a Passo Tagged With: 10 Passos para abrir a franquia

Trackbacks

  1. Como abrir uma franquia em 10 etapas > Franquia Home Angels disse:
    17/05/2016 às 9:50 am

    […] Fonte: Franchise Brasil […]

MAIS VOTADOS

Como-Perder-Dinheiro-abrindo-uma-Franquia

Como perder dinheiro abrindo uma Franquia – Caso Real – Cuidado

Negócio Online – Você precisa de uma presença digital

Franquia Subway

Franquia Subway: Entenda porque ela pode ser sua

É perigoso abrir um negócio próprio?

9 perguntas essenciais para a escolha da franquia

O Boticário

O Boticário – Caso de sucesso

15 Microfranquias para você abrir sem deixar o seu emprego atual

Microfranquias – 15 opções para você abrir sem deixar o seu emprego atual

Copyright © 2021 · Franchise Brasil · Todos os direitos reservados · Hospedagem Hostgator · Email Marketing MailChimp

Copyright © 2021 · Metro Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in