Na abertura de qualquer modelo de franquia é imprescindível cautela, análise preliminar de toda a documentação, avaliação do histórico da empresa e principalmente ter a orientação de advogados.
O investimento que você pretende fazer em uma franquia não é algo pequeno, pode ser de R$ 50 mil a alguns milhões de reais. Tudo depende do modelo escolhido e a marca que deseja.
Toda a precaução é válida, ao optar pela abertura de uma franquia você assina um contrato de pelo menos 5 anos de relacionamento com regras e deveres a cumprir.
Avalie bem cada cláusula com o seu advogado e entenda claramente todos os detalhes, afinal você estará assumindo uma série de obrigações.
Porque estou lhe contando tudo isto?
Há algumas semanas foi divulgado no programa Bom dia Brasil da Rede Globo a situação de novos franqueados da franquia Chicken Show.
Conforme relatado pela matéria, famílias foram enganadas por suposto dono da Franquia Chicken Show -Paulo Cesar da Costa. De acordo com relato de um dos franqueados, Rogério pagou a taxa da franquia, os equipamentos, o aluguel da loja e a reforma parou. Para desespero de Rogério o proprietário não atende mais as suas ligações.
Algumas famílias perderam mais de R$ 200.000 reais almejando abrir a sua franquia da Chicken Show. Um casal até largou o emprego para se dedicar ao negócio. Acabaram ficando sem emprego, sem a franquia e sem o dinheiro guardado por tantos anos e com tanto sacrifício.
Atualmente a Chicken Show não é mais associada da ABF. Conforme comunicado formal ao mercado, a ABF suspendeu a marca da lista de associados e o caso foi para a comissão de ética.
A equipe do Bom dia Brasil fez algumas sondagens, conferiu no site da franquia a informação de 19 lojas espalhadas pelo país e resolveu conferir a existência das lojas. Conforme consta, verificou 1 loja em funcionamento e não encontrou as demais filiais operando.
Famílias de diversos estados abriram processo contra o empresário e a franquia.
O que fazer para evitar uma situação como esta e não perder dinheiro?
Para não entrar em uma enrascada como esta, você deve se precaver e fazer uma varredura no histórico da franquia que tem em vista.
Avalie cada detalhe do histórico da franquia, faça pesquisas, cheque as informações fornecidas e a lista de associados, verifique a solidez nos números e converse com outros franqueados. Recomendo fortemente que tenha ajuda de especialistas.
No processo de contratação de uma franquia, o franqueador deve pela lei da Franquia entregar a COF (Circular de Oferta da Franquia), neste contrato é detalhado todas as informações de direitos, deveres e obrigações, regras de operação da franquia e suas condições bem como a lista de todos os franqueados.
Vale a pena conferir quem são os franqueados e junto do franqueador pedir para conversar com alguns deles. Aproveite o nosso questionário para aprender que tipo de perguntas você deve fazer.
Para abrir uma franquia, recomendamos que você estude sobre o segmento desejado, entenda o que significa cada termo deste mundo de franquias (taxa de franquia, royalties, retorno sobre o investimento, COF, etc), e tenha um advogado com você.
Você deve estar se perguntando, mas eu não tenho tempo para estudar tudo isto…
Não tem jeito, abrir um negócio é um investimento que exige muita atenção e cuidado. Você vai precisar estudar e e entender o passo a passo para obter sucesso.
Aqui no Franchise Brasil preparamos um artigo mostrando como abrir uma Franquia em 10 etapas, confira.
Outra possibilidade é você aprender com especialistas do segmento de franquias para que possa acelerar o seu conhecimento e ganhar domínio na área. A equipe do Aprenda Franquias tem um excelente programa chamado Coaching Aprenda Franquias.
É um programa avançado para ajudar quem deseja abrir uma franquia. Possuem especialistas que te orientam nas terminologias de franquias, seleção de mercado, opções de franquias disponíveis e mais adequadas ao seu perfil e também na questão contratual extremamente crítica. Só as dicas que ensinam nos cuidados para avaliação do contrato já vale o valor do treinamento e ajuda a evitar as dores de cabeça futura.
Como forma de ajudar os leitores do Franchise Brasil, a equipe do Aprenda Franquias disponibilizou um eBook ensinando “6 passos para abrir uma Franquia – Guia Aprenda Franquias”.
Para baixar, basta informar o seu email para receber o eBook gratuitamente.
Espero que dica tenha sido útil.