Franchise Brasil

O blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar

  • Início
  • ▼ PASSO A PASSO
    • Comece por aqui!
    • Custos para Abrir uma Franquia
    • Tendência de Negócio (Em Alta)
    • Por que você nunca vai abrir uma franquia?
    • Perigoso Abrir uma Franquia?
    • Financiamento
    • Finanças da Franquia
    • 10 Passos para abrir uma Franquia
  • ➤ YOUTUBE
  • ▼ FRANQUIAS
    • Franquia de Alimentação
    • Franquia de Diversão
    • Franquia de Educação
    • Microfranquias
    • Franquia de Moda
    • Franquia Virtual
  • ➤ GUIAS GRATUITO ABRIR NEGÓCIO
    • ➤ Como Abrir uma Franquia
    • ➤ Como Criar um Negócio Online do Zero
    • ➤ Como Importar Roupas para Revender
  • Contato

Quais os custos para a abertura de uma franquia?

Franchise Brasil

Share Button

Franchise Brasil – O Blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar.

Muitas pessoas pensam que os custos para a abertura de uma franquia limitam-se apenas ao valor da Taxa de Franquia que o futuro franqueado paga ao franqueador para poder utilizar a marca. Longe disso: existem outros custos que você deve levar em consideração quando for calcular o investimento inicial necessário para o seu negócio.

A seguir você irá conhecer 7 custos ocultos que deve levar em consideração ao calcular seu investimento:

1) Custos para abertura de uma franquia: Ponto Comercial

Custos Ocultos de uma franquia

Custos Ocultos de uma franquia

Preste muita atenção quando for negociar o aluguel do ponto comercial para instalar sua franquia. Leia as cláusulas do Contrato de Locação, analisando cada parágrafo cuidadosamente.

Por exemplo, verifique de forma é determinado o valor do aluguel mensal: muitos locadores cobram um valor fixo para o aluguel; já outros podem também definir um percentual sobre o seu faturamento bruto mensal, de forma a garantir um valor mínimo. Verifique isso.

Há cobrança de 13º aluguel? No mês de dezembro, alguns locadores têm por praxe cobrar um aluguel a mais, portanto fique atento se existe esta cláusula no seu contrato.

Qual é o período de duração da locação do ponto? Há penalizações em caso de rescisão antecipada, por exemplo?

Se a sua loja for localizada dentro de um shopping center, questione os valores que irão compor a sua Nota de Débito, como condomínio, seguros contra incêndio e outras avarias, fundo de promoção (trata-se de um valor rateado entre os lojistas, com o objetivo de promover ações de marketing por parte do shopping), etc. Se a sua franquia for do ramo de alimentação, eventualmente algum shopping cobra um valor adicional na Nota de Débito, referente à limpeza da praça de alimentação, portanto questione isso também.

Outros custos que envolvem o ponto comercial: IPTU, contas públicas (água, energia, telefone),  bem como licenças de bombeiros , vigilância sanitária ou outra licença específica ao seu tipo de negócio.

Também, existem marcas que exigem modernização periódica do lay-out das unidades, dos equipamentos e dos uniformes dos funcionários. Mais um gasto a ser provisionado, mesmo que futuro.

2) Honorários de profissionais

Para manter o bom andamento de seu negócio, você irá precisar da colaboração de profissionais habilitados. Sendo assim, leve em consideração o pagamento dos honorários desses profissionais, como por exemplo:

  • Contador: ele será necessário desde a abertura da empresa e irá acompanhá-lo durante o andamento da mesma, uma vez que irá confeccionar a folha de pagamento dos funcionários, calcular os impostos, acompanhar as atualizações tributárias, etc.
  • Advogado: você irá precisar de um profissional de confiança para orientá-lo caso tenha alguma reclamação de clientes ou até mesmo uma eventual reclamação trabalhista, por exemplo.
  • Técnico de manutenção de equipamentos: alguém que realizará as manutenções preventivas ou emergenciais nos equipamentos da sua empresa, se for o caso. Procure indicações junto aos franqueados da rede, ou até mesmo junto ao franqueador, que poderá ter técnicos já credenciados.
  • Não esqueça de prever também algum gasto eventual que possa ter, como: avarias em computadores, avarias elétricas, análises de água e/ou alimentos, limpeza, seguros e vistorias de veículos da empresa.
  • Ainda outros serviços que poderá precisar: segurança privada (especialmente se for uma loja de rua), serviços de entrega  e recolha diária de numerários, serviços de entrega (delivery), etc.

3) Sistemas de Gestão e Administradoras de Cartões

O franqueador poderá lhe indicar o software de gestão já homologado para o seu negócio. Verifique se é você quem deverá pagar pela licença do software e também se haverá alguma taxa de manutenção mensal.

Outro ponto que muitos  esquecem: as administradoras de cartões cobram um percentual sobre cada transação efetuada com cartões de débito, crédito, vales refeição e alimentação, que varia de 2%  até a 5% sobre cada transação. Além disso, cobram também o aluguel de uso dos equipamentos. Como franqueado, você se beneficiará de taxas diferenciadas já negociadas pelo franqueador, mas mesmo assim, é um gasto a ser considerado.

4) Taxas e Impostos

Sabemos que a carga tributária é bem alta em nosso país. Dependendo do seu enquadramento tributário, você irá pagar determinados impostos e, nesse caso, seu contador poderá lhe orientar bastante quanto a isso. Basicamente, as empresas se enquadram no Regime Simples ou Regime de Lucro Real ou Presumido.

No Regime Simples, o empresário tem uma carga tributária reduzida e com recolhimento simplificado. Tal enquadramento irá depender da aprovação da Receita Federal, que irá levar em conta por exemplo, o faturamento anual da empresa (até R$ 3,6 milhões atualmente) e o tipo de atividade da mesma.

Além disso, também há a cobrança de imposto estadual (ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e municipal (ISS – Imposto sobre Serviços), dependendo de cada caso.

No Regime de Lucro Real ou Presumido, os impostos a serem recolhidos são:

IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica

PIS – Contribuição para Programa de Integração Social

COFINS – Contribuição para Financiamento da Seguridade Social

CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Há também a Contribuição Patronal, a ser paga ao Sindicato da sua categoria.

Faça uma previsão de vendas e peça a ajuda de seu contador para informar-lhe os valores estimados dos impostos a serem pagos.

5) Treinamento

Ao pagar a Taxa de Franquia, você e seus colaboradores têm direito a um programa de treinamento, onde irá conhecer todos os detalhes da operação. Porém, observe que é você quem deverá arcar com as despesas de transporte, acomodação e alimentação, tanto suas como de sua equipe. Portanto, fique atento.

6) Custos para abertura de uma franquia: Estoque inicial

É o estoque inicial necessário para iniciar o negócio: matéria prima, embalagens, etc. O franqueador já lhe dará uma previsão do quanto irá precisar e na maioria dos casos, irá lhe indicar fornecedores credenciados pela rede.

Apesar disso, preste atenção a alguns pontos: leve em consideração o mercado local em que atuará, o seu potencial estimado de vendas, as quantidades mínimas necessárias, os prazos de validade dos produtos e sua margem de lucro na revenda dos mesmos. Tenha tudo anotado na ponta do lápis!

Como abrir uma franquia em 10 passos

Como abrir uma franquia em 10 passos

7) Custos para abertura de uma franquia: Capital de Giro

Custos ocultos de uma franquia

Custos ocultos de uma franquia

Você já deve ter percebido que terá muitas despesas, antes mesmo de seu negócio sequer começar a gerar receitas. Por isso, é imprescindível que você tenha um Capital de Giro, que nada mais é do que uma reserva financeira que irá cobrir esses gastos iniciais. Basicamente o capital de giro deve contemplar: o estoque inicial, o financiamento das vendas (tempo que demora para você receber as vendas efetuadas com cartões de crédito, débito, vales refeição e alimentação), pagamento de salários e pró labore.

Para além disso, faça uma planilha com previsões do montante necessário não só para a implantação do negócio, mas também para as despesas fixas e variáveis que terá. Para relembrar (com algumas variações, é claro):

→ Aluguel

→ Condomínio

→ Reforma e adequação do ponto comercial

→ Contas públicas: água, energia, telefone

→  Taxas e licenças diversas: IPTU, alvarás de funcionamento e Junta Comercial

→  Honorários de profissionais

→  Salários + encargos (FGTS, INSS, férias, 13º salário, etc.) e pró labore

→  Estoque inicial , equipamentos e móveis

→  Veículos

→  Material de limpeza e de escritório

→ Impostos  e seguros diversos

→ Despesas com treinamento (transporte, acomodação, alimentação)

→ Gastos específicos de seu negócio

Finalmente, esteja ciente de que qualquer negócio envolve custos. Planeje cuidadosamente cada passo, pesquise bastante, tenha muita disciplina e organização.

A falta de planejamento financeiro tem levado muitos negócios ao fracasso, tornando-se num grande pesadelo para o empreendedor.

Por isso, você deve avaliar com cuidado as opções e focar na segurança. Aprenda neste vídeo como ter mais segurança em suas decisões.

Tendo plena consciência de quanto realmente irá custar o seu empreendimento e quais os desafios que enfrentará, o sucesso da sua unidade será uma agradável recompensa para você. Boa sorte!

Artigos recomendados

  • Incrível: Franquia Poderoso Timão: Um negócio de sucessoIncrível: Franquia Poderoso Timão: Um negócio de sucesso
  • Abrir uma Franquia Vale a pena?Abrir uma Franquia Vale a pena?
  • WHATSAPP BUSINESS EM 5 PASSOS – COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESAWHATSAPP BUSINESS EM 5 PASSOS – COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
  • Setor de educação – 8 opções de franquias baratasSetor de educação – 8 opções de franquias baratas
  • 9 Simples Passos Para Organizar Seus Comprovantes e Encontrá-los em Segundos9 Simples Passos Para Organizar Seus Comprovantes e Encontrá-los em Segundos
  • Uma Ideia de Negócio de Baixo Investimento e Alto Retorno para ComeçarUma Ideia de Negócio de Baixo Investimento e Alto Retorno para Começar
  • Franquia Virtual – 6 franquias para iniciar em 2014Franquia Virtual – 6 franquias para iniciar em 2014
  • Microfranquias – 10 oportunidades para abrir no interiorMicrofranquias – 10 oportunidades para abrir no interior
  • 9 Negócios Mais Promissores para 20159 Negócios Mais Promissores para 2015
  • 14 perguntas sobre a operação da franquia para perguntar ao franqueador14 perguntas sobre a operação da franquia para perguntar ao franqueador

Filed Under: Finanças da Franquia, Franquias, Passo a Passo Tagged With: Custos ocultos

MAIS VOTADOS

10 Franquias de baixo investimento

10 Franquias Quentes de Baixo Investimento

Como-Perder-Dinheiro-abrindo-uma-Franquia

Como perder dinheiro abrindo uma Franquia – Caso Real – Cuidado

WHATSAPP BUSINESS EM 5 PASSOS – COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA

Franquia Subway

Franquia Subway: Entenda porque ela pode ser sua

Como Sair do Buraco e Dar a volta por cima

Uma Ideia de Negócio de Baixo Investimento e Alto Retorno para Começar

O segredo na criação de hábitos saudáveis

Copyright © 2022 · Franchise Brasil · Todos os direitos reservados · Hospedagem Hostgator · Email Marketing MailChimp

Copyright © 2022 · Metro Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in