Franchise Brasil

O blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar

  • Início
  • ▼ PASSO A PASSO
    • Comece por aqui!
    • Custos para Abrir uma Franquia
    • Tendência de Negócio (Em Alta)
    • Por que você nunca vai abrir uma franquia?
    • Perigoso Abrir uma Franquia?
    • Financiamento
    • Finanças da Franquia
    • 10 Passos para abrir uma Franquia
  • ➤ YOUTUBE
  • ▼ FRANQUIAS
    • Franquia de Alimentação
    • Franquia de Diversão
    • Franquia de Educação
    • Microfranquias
    • Franquia de Moda
    • Franquia Virtual
  • ➤ GUIAS GRATUITO ABRIR NEGÓCIO
    • ➤ Como Abrir uma Franquia
    • ➤ Como Criar um Negócio Online do Zero
    • ➤ Como Importar Roupas para Revender
  • Contato

Dicas para quem busca a sua primeira franquia

Franchise Brasil

Share Button

Franchise Brasil – O Blog para quem quer uma franquia e não sabe por onde começar.

Franquia é um modelo de negócio.

Modelo no qual ocorre o acordo entre duas partes, o franqueador e o franqueado. O franqueador, detentor de uma marca ou patente já consolidada no mercado, disponibiliza o uso de sua marca, identidade visual, infraestrutura, know-how de negócio, e principalmente, a licença de comercialização de seus produtos e serviço para um franqueado.

Dicas para quem busca a sua primeira franquia

Dicas para quem busca a sua primeira franquia

A primeira vista parece complicado, mas vamos exemplificar para ficar mais claro:

Você é uma pessoa física que tem interesse em abrir um negócio próprio, mas acredita que iniciar uma marca do zero demanda muitos riscos, tais como:

  1. Não aceitação do produto pelo consumidor (para todo novo produto existe uma curva de aprendizado e maturidade);
  2. Erros de administração por inexperiência;
  3. Falhas em processos operacionais e treinamento da equipe (pela imaturidade inicial);
  4. Tempo considerável para desenvolvimento dos materiais de marketing e melhor abordagem para a venda dos produtos;
  5. Falta de confiança do consumidor por não consolidação da marca, entre muitos outros;

Sendo assim, você é o perfil ideal para entrar no time dos franqueados, pois com apenas um investimento inicial você consegue abrir um negócio completo e já consolidado no mercado com:

  1. Histórico de marca consolidado;
  2. Clientes existentes e muitos destes fiéis a marca;
  3. Suporte do franqueador, boa parte das vezes experiente e melhor preparado para auxílio aos franqueados. O que reduz desta forma o risco de erros de administração e marketing;
  4. Suporte da equipe de marketing do franqueador para apoio em ações de divulgação e padronização de materiais;
  5. Equipe do franqueador constantemente aprimorando a qualidade dos produtos e planejando inovações;

O interessante de toda essa história é que esse é um modelo que ambos os lados tem a ganhar, pois vendo pela ótica do franqueador ele consegue uma abrangência de marca muito maior e mais rápida do que se ele optasse pelo crescimento orgânico individual. Já para o franqueado ele ganha um importante suporte e reconhecimento de mercado ao se associar a uma marca já existente, reduzindo o risco de falência.

Tipos de Franquia

Existem 3 tipos básicos de franquias, cada uma com seu modelo de administração característico.

O importante é você estudar muito bem cada um dos tipos para escolher aquele que melhor se enquadra no seu perfil pessoal.

1) Franquia de Distribuição

São franquias em que o franqueado comercializa um produto desenvolvido pelo franqueador com a marca e identidade do mesmo. Parte do valor obtido nas vendas do produto é pago em formato de royalties para o franqueador.

A vantagem desse tipo de franquia é você franqueado não se preocupar com a planejamento, produção, qualidade e atualização do produto, já que todo o processo de produção e manutenção fica por conta do franqueador.

Desta forma, o foco principal do franqueado fica por conta das áreas de marketing e vendas – planejar boas campanhas e ações de marketing com o objetivo de ampliar o volume de vendas consistentemente.

Exemplos desse tipo de franquias são:

  • BB Básico: Rede de lojas de roupas infantis
  • Havaianas: Chinelos
  • Use Shoes – rede de lojas de calçados e acessórios

2) Franquia de Serviços

O franqueado é um prestador de serviços que usa a marca e nome comercial da franquia. Esse é o modelo para franquias que trabalham com prestação de serviços.

A grande vantagem para o franqueado nesse caso é o suporte, treinamento e metodologia dado pelo franqueador, que auxilia na implementação e capacitação de boas práticas do trabalho. Exemplo de uma grande franquia de serviço é a Accor Hospitality, que atua no Brasil com as marcas Ibis e Mercure, mundialmente conhecidas e fortemente consolidadas no mercado. Franquias de serviço por terem como natureza a prestação de um serviço, precisam de forma redobrada cuidar da padronização e excelência dos seus procedimentos bem como o treinamento de seus colaboradores para um atendimento ao cliente primoroso.

Outro exemplo, é do setor da educação como as escolas de inglês Wise up e Wizard que são responsáveis pela produção e atualização do material didático e metodologia do curso. Ficando a cargo do franqueado a prestação do serviço de treinamento aos alunos com base no material didático desenvolvido pelo franqueador. Confira nosso artigo com 8 opções para o setor de educação.

3) Franquias de Indústria

Nesse modelo o franqueador é responsável pela produção do produto final juntamente com sua comercialização.

Esse modelo geralmente ocorre quando o franqueador é proprietário de um sistema de fabricação ou detentor de alguma patente. Sendo assim ele cede a outro fabricante, o franqueado, a licença de uso ou produção de sua propriedade.

Mas mesmo assim muitas vezes o franqueado acaba não tendo acesso a, por exemplo, todo o processo de produção do determinado produto, mas sim a apenas uma parte dele, sendo as demais partes do processo de responsabilidade exclusiva do franqueador.

O exemplo de franquia industrial vai para a Ecoblock /Mundo Limpo, que cede a tecnologia para a produção de madeira sintética em um mundo cada vez mais preocupado com o desenvolvimento sustentável.

É isso mesmo que eu quero, como faço para abrir minha primeira franquia?

Antes de escolher uma franquia para abrir, primeiro se deve levar em conta uma característica básica para a abertura de qualquer negócio:

Quanto de afinidade você tem com aquele produto ou serviço?

Não adianta você se engajar na abertura da primeira franquia, por exemplo, do setor alimentício se você nunca trabalhou com a área e não tem afinidade nenhuma com o setor. Confira nosso artigo especial sobre o setor de alimentação para conferir mais detalhes.

Dicas para quem busca a sua primeira franquia

É certo que independente disso você receberá suporte da franquia para garantir que o seu produto ou serviço se adeque às características padrão do produto/serviço original, porém o esforço desprendido será muito maior.

Uma coisa que temos que levar em conta para nossa vida inteira é: Quando se faz aquilo que gosta tudo fica mais fácil.

Portanto, se você escolher entrar no setor que você tem mais afinidade você terá um trabalho mais fluido, e com mais resultados tanto profissionais como pessoal.

A partir dai é necessário fazer o alinhamento entre: franquias de interesse x custo para abertura. Muitas vezes você pode ter o interesse na abertura de uma determinada franquia, porém, você pode não ter o investimento necessário para pagar a licença daquela franquia no momento inicial. Uma solução para você contornar essa dificuldade pode ser a busca por um financiamento. E o que muitos não sabem é que os bancos hoje têm financiamentos exclusivos para franquias.

Em qualquer situação, seja com investimento próprio ou através de financiamento bancário, planeje bem todos os detalhes de custos, despesas e receitas futuras com base nas estimativas passadas pelo franqueador. É claro que são estimativas, servem muito mais como referência para a redução de incertezas e planejamento do investimento necessário. Um bom planejamento do fluxo de caixa para rodar o negócio durante 1 ano é realmente necessário antes de qualquer investimento.

Mas se mesmo assim o valor ainda for muito alto para seu bolso, você tem a opção de procurar franquias do mesmo setor com valores acessíveis para você. Para estas situações, considere marcas menos conhecida do público ou franquias que atuem com faixas e classes de público distintas.

Mas a dica que damos é procure bem, a lista de franquias disponíveis hoje é extremamente longa e diversificada, provavelmente alguma pode se enquadrar no seu perfil de interesse. Pesquise também sobre microfranquias, que pode ser uma boa opção para quem tem baixa capacidade para investimento inicial ou quer iniciar no ramo sem grandes investimentos.

Caso tenha interesse em saber valores de franquias, veja alguns de nossos artigos relacionados.

  • 5 razões para você escrever o Plano de negócio antes de abrir a sua franquia
  • Passo a Passo para abrir uma franquia em 10 etapas
  • Crescimento do Franchising 2014: Ótima Oportunidade e números comprovam
  • 32 Franquias de alimentação entre R$ 50 mil a R$ 400 mil
  • 9 perguntas essenciais para a escolha da franquia
  • 6 opções de Franquia Virtual para iniciar em 2014

E não deixe de planejar e avaliar cada detalhe do futuro negócio desejado. É altamente recomendado o desenvolvimento de um plano de negócios completo, permitindo você consolidar e refletir sobre a atuação e estratégia a ser seguida.

Para aqueles que não sabem desenvolver um plano de negócio, recomendamos o ebook do nosso amigo Gustavo Periard. Você pode acessar o ebook sobre Plano de Negócios clicando aqui.

Baixe o nosso Questionário Gratuitamente Agora 40 Perguntas Críticas para NÃO ERRAR na Escolha da Franquia Aprenda a fazer as Perguntas Certas e não se arrependa depois... A pergunta 32 é muito importante!

Artigos recomendados

  • Plano de negócio – 5 razões para você escrever antes de abrir a franquiaPlano de negócio – 5 razões para você escrever antes de abrir a franquia
  • Crescimento do Franchising 2014: Ótima Oportunidade e números comprovamCrescimento do Franchising 2014: Ótima Oportunidade e números comprovam
  • 9 perguntas essenciais para a escolha da franquia9 perguntas essenciais para a escolha da franquia
  • Como Sair do Buraco e Dar a volta por cimaComo Sair do Buraco e Dar a volta por cima
  • 5 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA5 DICAS PRÁTICAS PARA AUMENTAR A SUA AUTOCONFIANÇA
  • WHATSAPP BUSINESS EM 5 PASSOS – COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESAWHATSAPP BUSINESS EM 5 PASSOS – COMO FUNCIONA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
  • ANTES E DEPOIS DOS FILHOS DE 10 CELEBRIDADESANTES E DEPOIS DOS FILHOS DE 10 CELEBRIDADES
  • Quais os custos para a abertura de uma franquia?Quais os custos para a abertura de uma franquia?
  • Incrível: Franquia Poderoso Timão: Um negócio de sucessoIncrível: Franquia Poderoso Timão: Um negócio de sucesso
  • 10 Franquias de Sorvete para você aproveitar o Gelato10 Franquias de Sorvete para você aproveitar o Gelato

Filed Under: Comece por aqui!, Franquias, Passo a Passo Tagged With: Dicas, Guia do iniciante

MAIS VOTADOS

Waking Party - Onibus Balada Franchise Brasil

Inovação e persistência gera R$ 40 mil com ônibus balada

Franquia Cacau Show - Vale a Pena?

Franquia Cacau Show – Vale a Pena?

É perigoso abrir um negócio próprio?

Microfranquias – 10 oportunidades para abrir no interior

Passo a Passo para abrir uma franquia – 10 etapas

Como abrir uma franquia em 10 etapas

O segredo na criação de hábitos saudáveis

10 Franquias de baixo investimento

10 Franquias Quentes de Baixo Investimento

Copyright © 2021 · Franchise Brasil · Todos os direitos reservados · Hospedagem Hostgator · Email Marketing MailChimp

Copyright © 2021 · Metro Pro Theme on Genesis Framework · WordPress · Log in